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Por que ter um Programa de Fidelização

Num mundo em que o mercado de negócios está cada vez mais competitivo dada a elevada diversidade de oferta de produtos colocados à nossa disposição, escolher qual produto ou serviço adquirir tornou-se desafiador e complexo para os consumidores.

Igualmente, devido ao alto nível de competitividade existente no mercado actual, a generalidade das empresas têm enfrentado desafios para manter a sua oferta atractiva e relevante, bem como, destacarem-se face à concorrência, e, por essa razão, procuram incansavelmente por estratégias ou soluções inovadoras que estabeleçam definitivamente a sua marca no mercado, e, consequentemente, obter um acréscimo significativo na produtividade e lucros da empresa, mesmo em épocas de baixa produção ou rentabilidade.

No entanto, adoptar ou implementar um programa de fidelização na sua empresa, pode impulsionar significativamente o crescimento da sua empresa e tornar a sua marca credível num mercado super competitivo.  

Um programa de fidelização nada mais é que uma poderosa estratégia de marketing que permite a captação e retenção de clientes. Trata-se de estabelecer uma ligação e interação atenciosa e personalizada com o seu cliente, fazendo com que a experiência do cliente ao adquirir um bem/produto ou serviço seja única e desperte o desejo de voltar mais vezes ao seu estabelecimento. 

Felizmente, para o benefício das empresas, por natureza, em todas as suas decisões, até mesmo para comprar um simples produto, o ser humano age de acordo com as suas emoções ou sentimentos. Só a emoção nos faz agir. A emoção impulsiona as nossas ações. 

É exactamente isso que um programa de fidelização gera na mente dos consumidores: Emoção! Sensação de bem-estar, prazer, encanto, satisfação, e, acima de tudo, valorização! Logo, se o cliente se sente valorizado pela sua empresa, é mais provável que volte mais vezes, e, se voltar, a sua empresa adquire um cliente fiel a sua base de dados.

Portanto, implementar um programa de fidelização na sua organização traz vantagens que vão além do simples facto de recompensar os seus clientes recorrentes por meio de ofertas ou serviços personalizados para os inscritos ou participantes. Para as empresas esta estratégia é uma excelente forma de aumentar os rendimentos e de reter os clientes, tornando-os em clientes fiéis à sua marca.

Um programa de fidelização permite a retenção de clientes evitando que eles pesquisem empresas concorrentes à procura de melhores preços ou condições, tal como, desperta o interesse de clientes esporádicos, que visitam o seu estabelecimento uma vez a outra ou que gastam menos em compras, pois, este tipo de propostas chamam a atenção dos consumidores à sua marca em detrimento de outras.

Além disso, um programa de fidelização reduz os avultados gastos em publicidade da sua marca com vista a atrair e convencer novos clientes a adquirir os seus produtos, pois funciona mantendo os clientes já existentes de uma forma muito eficaz e eficiente através dos benefícios que estes ganham ao usar os seus serviços continuamente.

Consequentemente, aumenta de forma natural os lucros e divulgação do seu negócio no sentido em que o consumidor sente-se mais motivado a efectuar compras de forma contínua  com vista a obter a tão esperada recompensa e ao obtê-la, essa experiência gera valor ao relacionamento existente entre a empresa e o cliente fazendo com que este recomende a sua marca a amigos, familiares e colegas.

Mais interessante ainda, é que um programa de fidelização também apresenta um diferencial competitivo diante da concorrência e do público alvo, pois, no momento da compra, os consumidores sempre avaliam as vantagens oferecidas pelas empresas através dos programas de fidelização e optam sempre por comprar onde sentem que podem obter mais benefícios.

Por fim, o sucesso da implementação de um programa de fidelização nas empresas traduz-se também no bom nome e reputação da empresa no mercado.

O cliente feliz, leal e satisfeito, não só voltará mais vezes e muito mais motivado a efetuar compras de larga escala, como também fará questão de recomendar incansavelmente a sua empresa a todos, atraindo mais pessoas com a certeza de que comprar na sua empresa só traz vantagens.


Como funciona um programa de fidelização?

Naturalmente, mediante tantas vantagens que um programa de fidelização oferece, surge a dúvida de como funciona na prática.

Ora, a premissa principal de um programa de fidelização são os descontos, bónus, benefícios e prémios que os clientes irão obter pelas compras efectuadas ou serviço adquirido. Por isso, é necessário desenhar um programa de fidelização que vai de acordo com o seu tipo de negócio e com os objetivos que pretende alcançar através da sua implementação.

Basicamente é um programa que envolve o sistema, empresa e cliente. O sistema regista e guarda os dados do consumidor, por isso deve funcionar de forma simples e objectiva, enquanto a empresa faz as campanhas de divulgação para atrair os consumidores a aderirem ao programa de fidelização e os clientes por sua vez, acumulam pontos que depois podem ser trocados por benefícios como descontos, ofertas ou prémios.

Uma vez implementado um programa de fidelização na sua empresa, o acesso a este sistema não acontece de forma automática. É necessário cadastrar os clientes interessados através da simples recolha de dados do cliente como o nome, o contacto do telemóvel e até mesmo o endereço do correio electrónico.

A recolha destes dados irá permitir que seja estabelecida uma relação personalizada com o cliente. Por isso, o bom atendimento é a chave para conquistar o público alvo, e, para tal, todas as atenções devem estar viradas para as necessidades e preocupações dos clientes, afinal, o que o cliente deseja é sentir que o seu caso é único e não apenas mais um.

Vale ressaltar que para que um programa de fidelização funcione de forma eficiente e eficaz é importante que sejam estabelecidas regras de funcionamento para não haver dúvidas por parte dos clientes. Estes precisam saber como acumular pontos a cada compra efectuada, a validade destes e como usar os pontos acumulados de modo a obter a sua recompensa.

O sistema de acúmulo de pontos pode ser materializado através dos cartões de cliente. O cartão de cliente permite que a cada compra efectuada, esta seja registada no cartão permitindo assim acumular e monitorar os pontos, bem como, possibilitando conhecer de forma personalizada o perfil dos seus clientes, quais são as suas preferências e expectativas.

Desta forma, através do uso de cartões de cliente é possível ter o histórico de compras deste e estabelecer quais recompensas oferecer. As recompensas devem ter valor para os clientes, ou seja, vantagens ou benefícios que os consumidores anseiam alcançar quando estão a acumular pontos.

Mais incrível ainda, é que se seguir estas regras de funcionamento e implementação de um programa de fidelização pode monitorar o sucesso e crescimento do seu negócio analisando o impacto directo no aumento de vendas e das receitas.

E se deseja aumentar os lucros e produtividade da sua empresa a longo prazo, não hesite em implementar um programa de fidelização, seguindo sempre as orientações de um profissional na área.