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Retenção de clientes como factor decisivo para o sucesso do seu negócio

Certamente você já ouviu falar ou leu algum artigo relacionado a retenção de clientes e ficou fascinado com a possibilidade de manter o seu público consumidor fiel à sua marca! Porém a estratégia de reter clientes pode se revelar mais complexa do que você imagina sem as ferramentas correctas para alcançar o sucesso do seu negócio a longo prazo.

A forma mais simples de entender como funciona a retenção de clientes é imaginando um relacionamento a base de confiança em que o seu cliente se sente valorizado e prestigiado pela sua marca, isto é, a retenção de clientes é o reflexo de um relacionamento sólido, consistente e contínuo entre a empresa e o cliente.

Ainda que seja fascinante conquistar novos clientes, reter clientes é muito mais económico e lucrativo em relação aos investimentos realizados com o objectivo de atrair novos clientes. De acordo com um estudo realizado pela famosa e conceituada universidade Harvard Business School se a sua empresa conseguir obter uma taxa de 5% de retenção de clientes pode aumentar a lucratividade numa média de 25% do seu negócio provando que manter os clientes que já desfrutam e confiam nos seus serviços trazem um retorno financeiro constantemente mais alto. 

Contudo, para alcançar uma boa taxa de retenção de clientes é necessário bastante dedicação, e, acima de tudo, mudar o posicionamento da empresa colocando como prioridade a experiência do cliente ao estabelecer relações comerciais com a sua empresa, ou seja, focar na satisfação do cliente.

Ao centralizar todos os esforços da empresa na satisfação do cliente com o propósito de rete-los é fundamental conhecer e adoptar estratégias de marketing que despertem constantemente a vontade do cliente retornar ao seu estabelecimento, e, para tal, a chave da retenção de clientes gira em torno da implementação de um programa de fidelização como o Fidli munido de funcionalidades capazes de fornecer informações e meios essenciais para reter os seus clientes.Além de ser extremamente acessível, com o Fidli torna-se mais fácil e simples reter clientes, pois, com este programa de fidelização é possível colocar em prática as seguintes estratégias de retenção de clientes:

#1. Conhecer o perfil dos clientes 

Com o Fidli é possível conhecer na integra o perfil e hábitos dos seus clientes através da simples recolha de dados no acto de inscrição para aderir ao programa de fidelização por parte dos clientes, pois, ao se inscrever neste programa recebem um cartão de fidelização onde ficarão registadas todas as operações efectuadas na sua empresa facilitando o processo de definição de recompensas ou ofertas que efectivamente sejam atractivas e estimule o cliente a comprar cada vez mais de modo a obter o tão esperado prémio.  

#2. Personalização & excelência no atendimento 

Tendo como base as informações recolhidas através dos dados acima mencionados pode-se personalizar o atendimento ao cliente. Isto é, agora que já conhece o comportamento dos seus clientes é o momento ideal para fazer com que se sintam únicos e especiais proporcionando suporte ao cliente em tempo útil. 

As opções para o atendimento e suporte ao cliente são vastas, e o Fidli oferece agilidade e inovação para responder a demanda do público alvo proporcionando um diálogo aberto estabelecendo a confiança entre a sua empresa e o cliente. 

#3. Valorização da marca 

Sim, com o Fidli é super fácil valorizar a sua marca através da criação de promoções que elevam e promovem os seus produtos ao mesmo tempo que atrai os consumidores a aderirem a este movimento. 

#4. Monitorização dos resultados 

Depois de tantas medidas adoptadas e esforços feitos para reter os clientes, nada melhor que ter um programa capaz de monitorar os resultados. O Fidli proporciona esta incrível função onde é possível avaliar o resultado e impacto directo nas receitas e lucros da empresa bem como recolher as opiniões e impressões dos clientes ou participantes deste programa de fidelização. Por isso, se pretende reter clientes e aumentar os lucros e receitas da sua empresa a longo prazo, não hesite em implementar o Fidli no seu negócio e estabelecer a sua marca definitivamente no mercado, e, como bónus, além de gerar maior lucratividade, esta estratégia permite a melhoria em todos os departamentos da empresa unificando a equipa e melhorando os métodos de trabalho.