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SMS marketing: dicas para aumentar o ticket médio de vendas

A era dos smartphones trouxe inúmeros benefícios para o desenvolvimento da sociedade, sendo uma das principais vantagens a facilidade de aproximar e conectar pessoas ao redor do mundo através do simples envio de mensagens texto. 

As famosas SMS ajudam a minimizar a saudade e a distância entre nós e as pessoas que amamos trazendo a sensação de amor, carinho e acima de tudo, proximidade. Por isso, partindo desta ideia, muitos empresários ou empreendedores encontraram no simples acto de enviar SMS uma forma prática e eficiente de se conectar, gerar essa sensação de proximidade e promover o engajamento com os clientes através do envio de SMS onde podem além de felicitar em datas especiais, oferecer prémios, divulgar concursos ou promoções, e assim, aumentar consideravelmente o ticket médio de vendas. 

Assim sendo, podemos definir o SMS marketing como uma ferramenta de uso de mensagens de texto instantâneas com o objectivo de ajudar a empresa a compreender e atender as necessidades dos clientes e promover os produtos e serviços da empresa.

Apesar do SMS marketing ser uma linha directa, eficaz e activa de comunicação com o cliente, é importante compreender as regras de funcionamento desta estratégia levando sempre em consideração um fator crucial: autorização dos clientes pare receberem as mensagens texto programadas pela sua empresa, afinal, ninguém gosta de receber mensagens estranhas, invasivas e sem prévio consentimento.

E, com isso, você deve estar se perguntando como fazer o uso desta poderosa ferramenta de marketing tendo a autorização dos seus clientes? De modo a responder esta questão e mostrar as regras de funcionamento do SMS marketing para alcançar os seus objectivos e elevar o ticket médio de vendas da sua empresa, preparamos este guia e dicas que lhe vão ajudar neste processo. 

#1. Programa de fidelização

Sim, esta é a  forma mais simples e prática de pôr em marcha o seu plano de SMS marketing, afinal, com um programa de fidelização como o Fidli torna-se possível registar os dados do cliente em um sistema ágil e capaz de enviar mensagens programadas e automáticas em datas comemorativas, mensagens de publicidade das suas campanhas de promoções, concursos ou prémios lembrando sempre ao cliente da sua empresa e despertando a vontade de visitar o seu estabelecimento com o objectivo de conferir na integra o conteúdo das SMS pela sua empresa enviado. Além disso, o Fidli conta com uma equipa de profissionais capacitados para desenvolver e programar mensagens que vão de acordo com o seu tipo de negócio e objetivos a alcançar, por isso, não precisa se preocupar em formar uma equipa virada para a elaboração e envio das mensagens poupando recursos ou evitando gastos avultados desnecessários. 

#2. Não seja chato e cumpra o horário 

Certamente que receber dezenas de mensagens em curto espaço de tempo e em horários inapropriados seria frustrante ainda que as mensagens fossem de alguém de especial. Por isso, faça um planeamento em relação a quantidade de SMS a enviar mensalmente e seja inteligente na escolha do horário, afinal, você quer captar a atenção do cliente e não ser apenas mais um chato na caixa de mensagens. 

Para tal, recorra mais uma vez ao Fidli para estudar os hábitos do seu publico consumidor de modo a escolher o dia e horário em que eles estejam mais receptivos e assim estabelecer um calendário de envio de SMS marketing. 

Uma óptima dica seria optar sempre por um horário comercial em que normalmente as pessoas já estão mais relaxadas, porém sincronizadas com os acontecimentos a sua volta. 

#3. Seja interessante

Já pensou se ao invés de enviar apenas mensagens chatas, longas e cheias de informação desnecessária que provavelmente passaria por despercebido, optasse por ser divertido e interagisse com os clientes? Pois é, use o SMS marketing ao seu favor e e envolva o seu público através de experiências divertidas e memoráveis. 

Encante os seus clientes com os famosos jogos de perguntas e respostas sobre a sua empresa ou seus produtos e ofereça recompensas a aqueles que acertarem as questões. Deste modo, despertará o interesse e a curiosidade dos clientes em saberem mais sobre a sua empresa de modo a ganhar o prémio. 

#4. Imediatismo 

Uma das principais características do envio de texto é a rapidez com que a mensagem chega ao receptor, e, com isso, o interesse ou sensação imediata que desperta nele. Portanto, reverta ao seu favor e ajuste o envio de SMS marketing com campanhas rápidas e promoções tentadoras, e, acima de tudo estipule um número de participantes determinados para ganhar os prémios. 

Com isso, é capaz de despertar o senso de urgência nos clientes e irá acelerar o processo de retorno das suas mensagens em uma proporção fascinante, pois, quem é que não quer ser um dos 100 clientes aptos a ganhar os prémios?

Este conjunto de acções trazem um retorno brilhante no aumento das vendas e lucros da sua empresa, pois instigam ao cliente a estar sempre atento nas suas campanhas e promoções fazendo com que gaste mais do que esperado apenas para obter a sua recompensa.