O conceito de fidelização de clientes surgiu em meados dos anos 80 e começou a ser implementado pelas companhias áreas com o objectivo de reconhecer seus principais clientes e oferecer vantagens como descontos a cada passagem comprada ou viagens gratuitas, e, deste modo, conseguiam reter e fidelizar os seus clientes pelo simples facto de oferecer incentivos a cada operação feita pelo cliente.
Hoje em dia, não são apenas as companhias aéreas que procuram fidelizar os seus clientes. Tornou-se preocupação dos empresários de pequenas e grandes empresas dos mais variados ramos de negócio implementar estratégias de marketing de modo a elevar o ticket médio de vendas em épocas remotas ou até mesmo em casos de pandemia como o Covid-19 que paralisou o comércio a nível mundial e levou à falência inúmeras empresas.
Por isso, pensando nas vantagens a longo prazo, cada vez mais empresas optam pela implementação de um programa de fidelização como o Fidli que é suportado fisicamente pelos cartões de fidelização ou cartões do cliente.
O cartão de fidelização/ cartão de cliente é uma estratégia de marketing que permite o titular do cartão acumular pontos que mais tarde pode trocar por descontos, ter acesso a ofertas, prémios, eventos ou artigos exclusivos, entre outras vantagens oferecidas pelo dono do negócio aos consumidores, deste modo, despertando no cliente a vontade de retornar ao estabelecimento comercial e consumir muito mais do que se espera de um cliente esporádico.
O Fidli dispõe de cartões de cliente que facultam aos empresários informações directas e fidedignas sobre o comportamento dos consumidores, o que permite segmentar os clientes e personalizar a comunicação com os diferentes grupos, e, assim, reter e fidelizar o seu público alvo.
Portanto, sempre com a intenção de contribuir positivamente para o crescimento da sua empresa, escolhemos para si 3 razões importantes para ter um cartão de fidelização e impulsionar as suas vendas.
#1. Engajamento e fidelização
A experiência vivenciada pelo cliente após aderir a um programa de fidelização repercute de forma positiva na sua marca, pois, além de se tornar um cliente fiel passa a fazer propaganda dos seus serviços para os amigos ou familiares, bem como, nas suas redes sociais atraindo de forma natural potenciais clientes.
Alcançar este nível de satisfação e engajamento por parte dos clientes é possível através de um programa de fidelização como o Fidli que atende as expectativas do seu público alvo, valorizando o seu cliente e proporcionando momentos únicos, e, consequentemente, fortalece o relacionamento do cliente.
Deste modo o cartão de fidelização acaba tendo uma acção dupla, pois além de reter e fidelizar clientes por baixo custo, atrai naturalmente novos clientes evitando grandes investimentos em publicidades com vista a angariar novos clientes.
#2. Aumento de vendas
Clientes fidelizados podem gastar 10 vezes mais no seu estabelecimento para atingir as suas metas e obter a sua recompensa. O aumento das vendas é a consequência da motivação criada através de um programa de fidelização!
Portanto, disponibilizar cartões de cliente é uma excelente forma de incentivar o público alvo a consumir mais na sua empresa o que tem impacto directo no aumento das vendas.
#4. Redução de custos
Muitos empreendedores ou empresários têm receio de implementar um programa de fidelização temendo custos elevados ou desnecessários decorrentes da sua implementação e das ofertas/prémios disponibilizados ao público consumidor. Porém, os lucros obtidos através de um programa de fidelização são avassaladoramente superiores ao valor gasto nos benefícios oferecidos.
Aliado a isto, é muito mais caro investir em campanhas publicitárias para divulgação dos seus produtos ou serviços com o objectivo de conquistar clientes do que investir na fidelização e retenção de clientes.
E, assim, tendo agora conhecimento das vantagens de ter cartões de cliente na sua empresa e da importância de estar aliado a um programa de fidelização bem estruturado para atingir as suas metas é essencial investir nas ferramentas correctas.
O Fidli além de dispor de cartões de cliente simples de usar, conta com uma equipa especializada na implementação, uso e gestão deste programa de fidelização pronta para lhe oferecer as melhores soluções que a sua empresa necessita.